Em deliberação publicada nesta terça-feira (17/03), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) suspendeu todos os atos de fiscalização no estado do Paraná.
Sensíveis com a situação epidemiológica e seus reflexos nos escritórios de contabilidade, o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins decidiram suspender as atividades fiscalizatórias pelo prazo de 30 dias (que pode vir a ser prorrogado).
Algumas empresas de serviços contábeis terão condições de operarem utilizando-se do chamado home office, criando condições para que funcionários trabalhem remotamente em suas casas. Porém, nem todos os escritórios de contabilidade conseguiram alcançar essa situação e terão que conviver com ausência de colaboradores e outros problemas gerados pela situação. "É uma questão de bom senso neste momento conturbado evitar mais atribuições aos profissionais contábeis, como o atendimento à fiscalização do Conselho. Voltaremos à normalidade logo que a situação se normalize”, explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.